Estamos na era digital e o desenvolvimento de aplicações web está a crescer a um ritmo lépido. 

Todos nós queremos aplicações web seguras, escaláveis e repletas de funcionalidades. Como utilizador, procuro por experiências melhoradas, juntamente com conteúdos personalizados, e sei que esta tendência está sempre a crescer, não sou apenas eu. Isto significa que no geral os utilizadores procuram aplicações web inteligentes e repletas de funcionalidades com UX altamente personalizadas. Let the complexity begin.

Em 1993, a introdução do web browser gráfico Mosaico deu origem a uma revolução na forma como o utilizador experimenta o conteúdo da web. Desde então até aos dias de hoje, os designers de aplicações web um pouco por todo o mundo têm trabalhado continuamente para estabelecer e refinar o significado de uma experiência sólida do utilizador na web.

Ao longo da última década, temos observado um gigantesco avanço da tecnologia e da largura de banda de acesso à Internet. Isto permite mais e melhor conteúdo multimédia, o que eleva ainda mais a exigência dos utilizadores, que esperam por um conteúdo e experiência mais interativa e mais personalizada. E é por essa razão que algumas empresas ligadas ao desenvolvimento web estão a mudar a forma de pensamento, e pensar fora da caixa, ao invés das tradicionais estratégias para alcançar o sucesso dos seus serviços ou produtos.

É aqui que a inteligência artificial entra em cena, redefinindo todos os conceitos convencionais de desenvolvimento de aplicações web e levando-os a um nível diferente, onde o UX é o único foco. Mas, antes de debater sobre como a IA é benéfica para o desenvolvimento de aplicações web, é crucial apresentar o que é a IA.

 

O que é Inteligência Artificial (IA)?

A inteligência artificial é uma área da informática que trata da criação de máquinas inteligentes que são desenvolvidas para funcionar e reagir como seres humanos reais. Algumas destas atividades semelhantes às praticadas por humanos incluem a aprendizagem, o planeamento, o reconhecimento de voz e a resolução de problemas. Além disso, a IA é a capacidade que uma máquina ou programa de computador tem, para aprender e pensar. É uma área de estudo que tenta tornar os sistemas de informação inteligentes.  

 

Porque é que a IA é importante?

Diz-se que um sistema é dotado de Inteligência Artificial quando o mesmo é concebido especificamente para que pense e aja tal como um ser humano. Cada vez mais, a Inteligência Artificial está a tornasse uma parte crucial da nossa vida quotidiana. A nossa vida está a sofrer alterações pela Inteligência Artificial porque esta tecnologia é utilizada amplamente em diferentes áreas no nosso dia-a-dia.

 

Porquê implementar a IA no desenvolvimento de websites?

Cada vez mais utilizadores preferem procurar produtos diretamente através do website da Amazon em vez de procurar manualmente e analisar em diversas lojas online. As grandes empresas de comércio eletrónico estão a forçar a mudança da nossa atitude em relação às compras online, isto é tudo resultado do desenvolvimento de aplicações web. As empresas de comércio eletrónico bem-sucedidas implementam ativamente tecnologias inovadoras de desenvolvimento web no seu trabalho, tais como pesquisas de voz, chatbots e outras soluções de inteligência artificial.

 

Algumas vantagens da implementação da IA no desenvolvimento de websites.

• Tornar a pesquisa ainda mais rápida;

• Proporcionar uma interação e experiência mais relevante ao cliente;

Marketing digital ainda mais eficaz para consumidores específicos;

• Melhorar ainda mais as interações com os visitantes do website;

• Proporcionar uma experiência personalizada da loja;

 

 

A Inteligência Artificial também pode ser amplamente utilizada em Web Design & Desenvolvimento

O processo de design de interfaces inclui muita criatividade e muitas vezes começa num quadro branco onde os designers de websites partilham as suas ideias. Depois de criado, um desenho é geralmente capturado através de fotografia e traduzido manualmente para uma estrutura HTML, com o objetivo de iniciar o processo de desenvolvimento do front-end. Isto requer muito esforço e muitas vezes atrasa o processo de design (e podem aparecer erros). Em vez disso, pode-se capturar o conteúdo do website numa fotografia e depois carregá-lo para uma rotina de IA, com o objetivo de gerar o protótipo da aplicação web.

 

“Sketch2Code, uma solução baseada na web, foi recentemente disponibilizada na web. Baseia-se na inteligência artificial para transformar um desenho de UI manuscrito de uma imagem para um código HTML válido.”

 

Prós e contras da IA no desenvolvimento de websites

Na era digital, a IA está a permear todas as indústrias e o web design não é diferente. Para pequenas empresas com capacidades limitadas de recursos humanos, a IA permite interações rápidas com os clientes para fornecer informação relevante. A IA no desenvolvimento da web pode beneficiar tanto o utilizador como uma organização.

 

Prós da utilização de IA

Experiência do utilizador:

Este é o aspeto mais crucial do design do website. Se um visitante do teu website não o puder utilizar de forma eficiente e eficaz, irá para outro lugar. Como sabemos, os utilizadores de um website são visitantes (e partilharão as suas experiências). É crucial assegurar que os teus produtos sejam fáceis de encontrar e que os clientes os possam comprar facilmente. Muitas aplicações web centradas no cliente estão a começar a confiar na IA para melhorar a experiência do cliente.

 

Conteúdo Personalizado:

Regras de conteúdo (sejam blogs, vídeos ou artigos). Ao implementar inteligência artificial no teu website, podes mostrar ao público determinados conteúdos que lhes são destinados. A IA pode também sugerir novos vídeos, música, e outros conteúdos relevantes para os utilizadores com base nos seus comportamentos passados. Os utilizadores podem também sentir-se confortáveis na descoberta de novos conteúdos e confiantes de que os encontrarão relevantes.

 

Otimização da pesquisa de voz:

Uma das tendências de crescimento mais rápido para o desenvolvimento da web é a otimização da pesquisa de voz. Uma vez que a maioria dos seus potenciais clientes utilizam mais os seus dispositivos móveis do que os seus computadores de secretária, os websites têm frequentemente de ser otimizados para diferentes dispositivos móveis. A este respeito, a inteligência artificial também pode ajudar.

 

IA como um elemento UX

A primeira e mais óbvia forma pela qual a inteligência artificial está a mudar a face do design moderno de websites está nas inúmeras ferramentas de inteligência artificial que se estão a tornar partes padrão do design moderno. O exemplo mais óbvio disto é a explosão de chatbots que se tornou um elemento fixo em quase todas as propriedades do website nos últimos anos. Em teoria, destinam-se a colmatar esta lacuna num tipo completamente novo de interface de website, impulsionado pela conversa em vez de se tocar ou clicar.

No início, os chatbots baseavam-se em pouco mais do que simples caminhos de conversação pré-programados que determinavam o alcance da sua utilidade. Isto leva a alguns resultados bastante dececionantes, mas os últimos chatbots utilizam agora sistemas sofisticados de processamento de linguagem natural (PNL) para criar conversas significativas com visitantes que não seguem um caminho guiado. Agora que estes novos chatbots de inteligência artificial estão a atingir a maturidade, irão quase de certeza desfrutar de um ressurgimento num futuro muito próximo.

 

Inteligência Artificial como designer

Uma forma muito maior e consistente de a inteligência artificial estar a mudar o design da web está a começar a suplantar os próprios designers. Um campo crescente de ferramentas de inteligência de design artificial (ADI) está a fazer exatamente isso e a promover uma mudança fundamental na forma como os websites são criados.  

 

Resultados da informação AI

A IA não é apenas utilizada para criar elementos e desenhos; também está a tirar partido do importante processo de descobrir quais os desenhos que funcionam melhor e como aperfeiçoá-los. Para esse fim, uma variedade de ferramentas de análise baseadas em inteligência artificial apareceu para ajudar os criadores de web a obter informações reais sobre como os seus desenhos funcionam em tempo real.

Este conhecimento permite que empresas como a Convincely forneçam serviços CRO centrados em dados que ajudam as propriedades da web a maximizar o seu impacto junto dos consumidores. No processo, a IA está a suplantar práticas de design iterativas de longa data, tais como testes A/B, que costumavam ser o principal método para melhorar o design para gerar resultados. É também importante perceber que esta é uma área que se adapta perfeitamente à IA, uma vez que se trata de dados e análises puras. Isto deve significar que é também uma área onde podemos esperar ver mais desenvolvimentos e avanços mais importantes a curto prazo.

 

Contras da utilização de IA

Um lugar para os seres humanos

De acordo com um estudo realizado até ao ano 2030, até 90% de todos os empregos estarão em risco de serem substituídos por máquinas inteligentes. Isto pode incluir o design da web, design gráfico, e design de aplicações móveis. Uma vez que a IA provou ser mais eficiente em termos de formação de conteúdos para se adaptar a vários dispositivos, precisaremos de saber como codificar?

 

Questões de privacidade

Uma vez que a inteligência artificial e a aprendizagem de máquinas podem ser construídas para monitorizar os comportamentos dos consumidores e as interações online, muitos consumidores sentem-se muitas vezes desconfortáveis. Software de análise, quando combinado com a inteligência artificial, tem um potencial ilimitado para extrair dados e ideias dos clientes. Por conseguinte, pode ser assustador para os consumidores porque 94% deles querem fazer negócios com uma empresa com total transparência.

 

Interações Impessoais

Apesar de terem criado bem os chatbots e respostas automáticas, os clientes ainda podem perceber que foi enviado por inteligência artificial. Na era digital, muitos utilizadores ainda querem respostas pessoais; por conseguinte, ao implementar a inteligência artificial estamos a afastar-nos das tão necessárias interações pessoais.

 

 

Embora existam vantagens e desvantagens de utilizar a inteligência artificial na conceção e desenvolvimento da web, prevê-se um futuro positivo. Ao implementar a inteligência artificial na conceção e desenvolvimento da web, nós, enquanto humanos, podemos ter mais tempo para a criatividade e para desempenhar outras tarefas importantes.

 

Em vez de nos concentrarmos no negativo, deveríamos pensar no que a IA pode fazer por nós e como ela pode melhorar as nossas interações. A inteligência artificial está a acontecer (e a sua utilização está a evoluir). Por exemplo, alguns estão a discutir a integração da blockchain e da IA.”

 

Vamos lá baralhar tudo:

Olhando para o lado positivo da utilização de inteligência artificial na tecnologia, o CEO da Adobe Shantanu Narayen disse que "a Microsoft e a Adobe, em conjunto, estão a aproveitar a inteligência artificial para aprofundar a gestão da relação com os clientes e criar uma nova categoria e indústria. Azure, a plataforma em nuvem da Microsoft, permite às empresas processar os dados ao ritmo que desejam e as soluções empresariais da Adobe permitem às empresas atrair clientes para a plataforma e envolvê-los".

Sem dúvida que a IA está a transformar a forma como os websites atuais estão a ser desenvolvidos. É por isso que muitas empresas de desenvolvimento de software estão a utilizar o poder da IA para criar aplicações web inteligentes para aumentar o envolvimento, escalabilidade, interação, viabilidade, experiência e sensação geral do website. Também se pode obter serviços de desenvolvimento de software destas empresas para obter uma aplicação web orientada para a IA para ti.